sábado, 29 de Setembro de 2007

Saúde Espiritual

Já a sabedoria grega ensinava que, estando a mente sã, o corpo também estaria. A vida caminhou séculos e séculos depois desta grande civilização, para reforçar o ensino dos nossos dias e mostrar ao ser que, quando o pensamento se faz sadio, o corpo reflecte-lhe o equilíbrio e torna a vida mais agradável.

A constituição do Ser Humano
Allan Kardec informa-nos que o ser humano é formado por três partes essenciais: pelo corpo material, pelo perispírito (também conhecido por corpo espiritual ou actualmente como MOB - Modelo Organizador Biológico) e a alma.
Perispírito
Para entender melhor todo processo da saúde, temos de definir melhor o conceito de "perispírito". Do gr. peri, em torno, e do lat. spiritus, alma, espírito, o perispírito é o envoltório semi-material, subtil e perene da alma, que possibilita sua a interacção com os meios espiritual e físico.
A palavra foi empregue pela primeira vez por Kardec, no item 93 de O Livro dos Espíritos, mas diversas denominações existiram no curso do tempo: mano-maya-kosha (na Índia védica),
baodhas (no Zend-Avesta, dos persas), Kha ou Bai (entre os sacerdotes egípcios), rouach (na Cabala) ; kama-rupa (Budismo), eidolon, okhema, ferouer (entre os gregos), Khi (na tradição chinesa), corpo sidéreo (Paracelso), aerossoma (neognósticos), somod (Baraduc), corpo astral (entre os hermetistas, alquimistas, esoteristas, teosofistas).
Actualmente, o termo mais moderno é Modelo Organizador Biológico (MOB), de Hernani G. Andrade). MOB, pois modela e organiza biologicamente nosso corpo físico.

Do Perispírito, que transmite e influi, em muito, as impressões na formação do corpo físico, expande-se um laço fluídico que prende o espírito ao corpo material desde o instante da concepção.

O perispírito, ou ”MOB”…
… garante a vitalidade e a manutenção da estrutura humana. Isto é, determina a quantidade de fluido vital que necessitamos para viver em cada encarnação, de acordo com a necessidade de cada um. Uns viverão 80 anos e outros apenas alguns dias, ou meses, ou poucos anos.
… é o agente intermediário, o condutor energético e o transmissor das impressões entre a alma e o corpo material e vice-versa.
… dadas as suas características inerentes, mantém todos os registos históricos da vida eterna da alma, servindo de instrumento da Justiça Divina.
Por ex: se abusei do álcool ou se me suicidei através de um tiro no coração, essa informação ficará marcada no meu MOB que determinará numa próxima encarnação lesões hépaticas e cardiopatias congénitas.
... possui Centros de Forças (CF), ou chakras, que sustentam a energia dos diversos sistemas existentes no corpo físico. São sete os principais chakras e fazem ligação com os diversos plexos nervosos. O CF Cardíaco, por exemplo, faz conexão com o plexo nervoso cardíaco.
O perispírito, ou MOB, é o agente viabilizador da reencarnação.

A Reencarnação é uma benção que permite também o tratamento, a correcção, a cura, o reequilíbrio, a reparação e a expiação, facilitando que a alma ascenda na escala espírita, pela prática e a conquista plena do Amor.

Em vossas aflições, portanto, olhai sempre o céu, e dizei, do fundo do vosso coração: “Meu Pai, curai-me, mas fazei que minha alma doente seja curada antes das enfermidades do meu corpo; que minha carne seja castigada, se preciso for, para que minha alma se eleve até vós." (Vianey, 1863) ESE, cap. VIII, item 20

Saúde e espiritualidade
A classe médica aos poucos vem tendo consciência de que todas as doenças têm origem espiritual. Como foi referido nas II Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade (Julho-2007), apesar das últimas tecnologias de ponta em toda a área médica, nos recursos sociais e nos planos de Saúde, a percentagem população/doentes, é a mesma de 30, 40, 60 anos atrás. Temos novas equipamentos e também vão surgindo novas doenças. Quando a classe médica tratar primeiro a alma, o panorama será outro. Sobre isto farei uma pesquisa para o próximo trabalho (a religiosidade e as suas influências na cura/TVP ...)

Nos mundos em que se atingiram um grau superior, as condições da vida moral e material são bem diferentes das da terra.... O corpo nada tem da materialidade terrestre, e não está, por conseguinte, sujeito as necessidades, nem às doenças.... (Cf. ESE, cap. III, item 9)

Quando uma aflição não é consequência dos actos da vida presente, é preciso procurar-lhe a causa numa vida anterior. ESE, cap. VIII, item 21

As doenças são efeitos que decorrem de causas inferiores, tais como vícios, crimes, desvirtudes, invigilâncias e desequilíbrios.

A lei de causa e efeito promove a evolução do Espírito, pois encontra em si mesmo os resultados enobrecedores ou deprimentes das próprias acções: Débitos > Contenção > Renovação

O Pensamento é uma modalidade de energia subtil, que actua em forma de onda com uma velocidade superior à da luz. Sintetiza verdadeiramente a nossa maneira de ser. Cf. LE 459 e ESE


Temos apenas um cérebro que se divide em três regiões distintas:
1º - SUBCONSCIENTE – Residência dos nossos impulsos automáticos – Sumário vivo dos serviços realizados – Passado.
2º - CONSCIENTE – Domicílio das conquistas actuais. Esforço e Vontade para edificar qualidades nobres. Presente
3º - SUPERCONSCIENTE – Casa das noções superiores que nos indica as eminências que nos cumpre atingir: o Ideal é a meta a ser alcançada (Perfeição e a felicidade) – Futuro

Algumas relações de causa-efeito
* Orgulho, Vaidade, Tirania, Egoísmo, Preguiça, Crueldade, Cólera - A Cegueira, Mudez, Idiotia, Surdez, Paralisia, Cancro, Epilepsia, Lepra, Diabete, Loucura...
* Álcool e Toxicomania - doenças de desequilíbrio no pâncreas e hepáticas.
* Gula - problemas de ordem do sistemas gastro-intestinal.
*Aborto- cancro e obsessões.
*Suicídio (uma transgressão grave às leis divinas) - Doenças e sofrimento no plano espiritual e na próxima encarnação.
* Sexo desvirtuado ou depravado - problemas de ordem genésica.

OBSESSÃO (Afinidades, propensão idênticas, vinganças, ódios etc)

A água
A água é um dos corpos mais simples e receptivos da Terra” (Emmanuel)
Ela pode adquirir qualidades poderosas e eficientes sob a acção do fluido espiritual ou magnético ao qual servem de veículo, ou se quiserem, de reservatório. semelhança a acção do medicamento homeopático. (A Génese, cap. XV, item 25)

No Espiritismo, denomina-se de água fluidificada ou magnetizada aquela que recebeu acção magnética (do encarnado) ou espiritual (do desencarnado).
Condensa linhas de força magnéticas e princípios eléctricos que aliviam e sustentam, ajudam e curam. (Emmanuel)

Masaru Emoto , depois de 8 anos de pesquisa, ajuda a confirmar cientificamente o que Kardec e Emmanuel já descreviam sobre a água.
Considerando que a água reflecte a energia que está sendo mandada para ela, a estrutura cristalina reflecte asvibrações do grupo. Se vosê tem uma pessoa rezando com profundo senso de clareza e pureza, a estrutura cristalina será clara e pura. Num grupo de pessoas, se a interacção delas como grupo não é coesa, você termina com uma estrutura não coesa na água. Porém, se todos estiverem unidos, juntos, você achará um claro e belo cristal, como que criado da reza de uma só pessoa de profunda pureza.
O resultado desta pesquisa foi publicado em 1999, no Livro Mensagens escondidas na água.


A água, quando fluidificada para uso de muitos, terá acção reconfortadora e tonificante; quando fluidificada para determinada pessoa, só por ela deve ser usada pois adquire propriedades especiais nem sempre aplicáveis a outrém.

Como fluidificar a água ?
Fazendo o evangelho do lar.
Jesus curou o cego de Jericó aplicando-lhe o passe magnético imitado pelos discípulos que, em seu nome, aliviavam males do corpo e da alma. O Espiritismo revive o mesmo tratamento, em toda sua simplicidade, sem magia, sem mistério, sem ritualismo.
Ao orar, estamos agindo com o pensamento e a vontade; exteriorizamos poderes, emanamos fluidos bons; e a água recebe esta influência. Para além disso, estamos a atrair bons espíritos.
A aplicação do passe no Centro Espírita é sempre uma terapia de superfície. É uma mera especialização de um dom próprio do ser humano. O merecimento é factor decisivo na nossa melhora, pois, só Deus sabe. A passagem de energias é feita no nosso quotidiano. Ex.: a mãe , o médico, o religioso, a benzedeira.
Nas práticas do bem comum, o mais importante não é curar, e sim ensinar o doente a conviver com a enfermidade até à sua autocura.

A propósito, vale a pena lembrar o que André Luiz (psicografia por Chico Xavier) chama de caso de décima vez: quando o paciente, depois de receber socorro completo por dez vezes consecutivas, não modifica sua atitude mental para melhor, os bons Espíritos “deixam o enfermo entregue a si mesmo”, por enquanto, pois sua missão é de “amparar os que erram e não fortalecer o erro”. (Missionários da Luz, cap XIX- Passes).

Regras de Saúde
Ø Actividades edificantes e sadias – quando necessário procurar ajuda médica – praticar exercícios e esportes.
Ø Cuidar do ar que respiramos, da água e líquidos que bebemos, assim como dos alimentos que ingerimos
Ø Asseio diário
Ø Sono reparador e lazer relaxante.
Ø Manter o ambiente alegre e sadio no lar, no trabalho, na sociedade
Ø Orar e meditar. Procurar ser alegre e afastar os pensamentos negativos(queixas,lamentações, depressão).

O Centro Espírita
Aconselhamento espiritual
Evangelização
Obras complementares de estudo
Oração
Passe Magnético e água magnetizada
Palestras
Operações espirituais
Emmanuel, por Chico Xavier

A Oração
Cada doença tem uma linguagem silenciosa e faz-se acompanhar de finalidades especiais.
Usa os remédios humanos, porém inclina-te para JESUS.
É importante combater as moléstias do corpo, mas ninguém conseguira eliminar os efeitos quando as causas permanecem. As doenças persiste porque demoramos a rearmonizarmos intimamente
O Evangelho do lar é a receita para humanidade doente.
A epidemia é uma provação colectiva.
A doença é contingência natural, inevitável às criaturas em processo de evolução.

E a oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará (Tiago, 5:15)

A oração é um poderoso auxiliar para cura de nossos males.
O melhor remédio é a vontade sadia. Porque a vontade débil enfraquece a imaginação e a imaginação doentia debilita o corpo.
A cura está nas nossas mãos. Só o Amor pode curar a doença da alma.

Podemos dizer que...
... saúde é actividade, acção, trabalho!
... doença é ociosidade, ausência do bem, espera do incerto.
Enquanto agimos, ocupamos a mente, exercitamos a razão, desenvolvemos o sentimento e construímos o destino.
A Saúde está, indiscutivelmente, ligada ao acto de ser útil, amando o próximo. Esta utilidade é sempre serviço para o bem comum da humanidade.

“Os espíritos amigos sempre mostram disposição de nos auxiliar, mas é preciso que, pelo menos, lhes ofereçamos uma base... Muitos ficam na expectativa do socorro do Alto, mas não querem nada com o esforço de renovação; querem que os espíritos se intrometam na sua vida e resolvam seus problemas... Ora, nem Jesus Cristo, quando veio à terra, se propôs a resolver o problema de alguém... Ele se limitou a nos ensinar o caminho que necessitamos palmilhar por nós mesmos.”
Chico Xavier

Bibliografia Base:
Livros Base de Kardec:
Evangelho Segundo o Espiritismo
Livro dos Espíritos
Livro dos Médiuns
Mensagens de Saúde Espiritual – Wilson Garcia
Doenças Cura e Saúde à Luz do Espiritismo
Material do II Curso de Capacitação do Trabalhador na Casa Espírita, realizado em Leiria pelo Conselho Espírita Internacional (Junho 2007).
II Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade – Lisboa (Julho-2007)
(Linhas-base da palestra proferida pelo Beni a 22 de Setembro)

Sem comentários: