domingo, 6 de janeiro de 2008

Pai Nosso

Se em minha vida não ajo como filho de Deus
Fechando meu coração ao amor,
Será inútil dizer: Pai Nosso;
Se meus valores são representados pelos bens da terra,
Será inútil dizer: Que estais no céu;
Se penso apenas em ser cristão por medo,
Superstição ou comodismo,
Será inútil dizer: Santificado seja o Vosso nome;
Se acho tão sedutora a vida aqui,
Cheia de supérfluos e futilidade,
Será inútil dizer: Venha a nós o Vosso Reino;
Se no fundo, o que eu quero mesmo
É que todos os meus desejos se realizem,
Será inútil dizer: Seja feita a Vossa vontade;
Se prefiro acumular riquezas,
Desprezando meus irmãos que passam fome,
Será inútil dizer: O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
Se não me importo em ferir, injustiçar,
Oprimir e magoar os que atravessam o meu caminho,
Será inútil dizer: Perdoai as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
Se escolho sempre o caminho mais fácil,
Que nem sempre é o caminho do Cristo,
Será inútil dizer: E não nos deixeis cair em tentação;
Se por minha vontade procuro os prazeres materiais
E tudo o que é proibido me seduz,
Será inútil dizer: Livrai-nos do Mal...
Se, sabendo que sou assim, continuo me omitindo
E nada faço para me modificar,
Será inútil dizer: Amem ou que assim seja.
Que Jesus nos inspire,
Fazendo-nos seres humanos melhores,
Em um mundo melhor.

(in Seara Espírita, edição nº 38 - Janeiro de 2002.)

Sem comentários: