quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Convite


Temos o prazer de @ convidar para o nosso Jantar de Natal!
É no Sábado, dia 22 de Dezembro de 2007 , às 20:30 h.
O convívio começa um pouco antes, às 18h30m, com:
- a apresentação de uma pequena peça de teatro pelas nossas crianças,
- a declamação de alguns poemas,
- a interpretação de algumas canções,
- e muito boa disposição.
Apareça! Será muito bem-vind@!

EMENTA
Entradas
Rissóis e Pastéis de Bacalhau
Sopa de caldo Verde
Prato Principal
Arroz de Pato
Prato Vegetariano
Bebidas
Água, Sumos, Refrigerantes, Chás e Café
Sobremesas
Doces diversos
Salada de Frutas Tropicais e da Época

Preço:
10 € Adulto


Confirmar inscrições até 15 de Dezembro
Contacto : 961 488 335

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Espiritismo nas Universidades de Cambridge e Oxford, Inglaterra

Depois de aqui ter colocado uma síntese da notícia sobre a ida de Luís de Almeida à Universidade de Sorbonne, Paris VI (U. Pierre et Marie Currie ) no âmbito da conferência «Porque sou cientista e espírita?», segue-se um artigo publicado na Revista Internacional de Espiritismo do mês de Setembro (pp. 444-5). O texto é da autoria de José Santos a quem a Casa da Boa Vontade agradece profundamente pela autorização para a publicação do texto integral e das fotos neste blogue.



ESPIRITISMO NAS UNIVERSIDADES DE CAMBRIDGE E OXFORD, INGLATERRA

O Professor Doutor Luís de Almeida, cientista português da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) levou a Doutrina Espírita aos rigorosos meios acadêmicos das Universidades inglesas de Cambridge e Oxford.
Na respeitada Universidade de Cambridge que deu ao mundo oitenta e um "Prêmios Nobel" e albergou nomes como Sir Isaac Newton, Bertrand Russell, J. J. Thomson, Ernest Rutherford, Niels Bohr, Paul Dirac, Max Born, James Watson, Steven Weinberg e Stephen Hawking entre tantos outros... o cientista português levou a cabo duas conferência sobre "O que é espiritismo, e o que não é espiritismo" e outra sobre "O Papel do Espiritismo na sociedade vigente e a importância do Espiritismo na vida de um cientista”. O evento decorreu no dia 14 de Julho, às 9 horas e segunda conferência às 14 horas e teve lugar no conceituado «Instituto de Ciências Matemáticas Isaac Newton», dirigido, actualmente pelo Professor Doutor Stephen Hawking, com o título de professor lucasiano (nome que se dá a uma cátedra) outrora ocupada por Isaac Newton.
É a primeira vez que um espírita, profere uma palestra sobre o Espiritismo na conceituadíssima Universidade de Cambridge, Faculdade de Matemática da Universidade de Cambridge e no Instituto de Ciências Matemáticas Isaac Newton do Reino Unido, e para um público totalmente europeu onde só constavam cientistas, professores e estudantes universitários. O auditório totalmente lotado comportou cerca de 500 pessoas.
Tudo começou com uma brincadeira entre cientistas ingleses, irlandeses e escoceses com o cientista português. Face à racionalidade com que o Prof. Dr. Luis de Almeida “fala” sobre a Doutrina Espírita na seio da “família” de cientista, esta despertou o interesse dos seus colegas que sem ele saber tinham agendado uma conferência espírita, exclusiva ao meio académico. Conferência essa que nem sequer foi divulgada e o pesquisador português até a desconhecia. Soube dois dias antes já que tinha que se deslocar à Universidade de Cambridge em trabalho.
O cientista Luis de Almeida abordou sempre de forma magistral um paralelismo constante entre Espiritismo e Ciência (Astrofísica e Cosmologia): falando-nos primeiramente dos fenômenos espíritas, que despertou interesse ao longo da história da humanidade, levando a vários cientistas como o físico-químico inglês Sir William Crookes o astrônomo francês Camille Flammarion e o pedagogo francês Hippolyte Léon-Denizard Rivail (Allan Kardec) entre tantos outros homens de ciência, a se interessarem pelo assunto despertando a “curiosidade” – a alma do cientista – e levando-os a fazer suas pesquisas e estudos exatamente como os cientistas atuais fazem na sua vida profissional... Continuando na sua linha de analogia entre “Ciência e Espiritismo” o cientista português afirmou mesmo que ser espírita é ser como um cientista, «… sermos homens e mulheres dos “Porquês..?” Querermos sempre sabermos mais. Compreendermos mais ainda para melhor conhecer a vida e conhecermo-nos a nós próprios… esta é a proposta impar que a Doutrina Espírita nos oferece. Uma doutrina lógica e racional, libertadora e consoladora… que consola o coração com a razão e liberta a mente com o amor…» atestou Luis de Almeida de forma surpreendente levando a audiência a interromper com uma salva de palmas…. Luís de Almeida comenta com o auditorio que o Espiritismo “nasceu” em França e vários vultos da cultura inglesa e mundial como Sir Arthur Conan Doyle, os matemáticos ingleses Lord Rayleig e Prof. De Morgan, Sir David Brewster, o médico russo Aleksander Aksakof, o Prof. Butlerof, o astrónomo alemão Friedrich Zöllner, o fisiologista francês Charles Richet, o naturalista inglês Alfred Russel entre centenas de tantos outras individualidades estudaram esses fenômenos e que atualmente a Inglaterra e os EUA têm vários pesquisadores de primeira linha na continuidade desses estudos, rumo a uma maior conhecimento das perguntas que todos os cientistas indagam; quem somos, de onde viemos e para onde vamos…. Falando na “linguagem” da plateia, Luís de Almeida explica, que Portugal tem a Fundação Bial na cidade do Porto que concede bolsas aos pesquisadores para estudarem o “espírito”… sendo os congressos da Bial dos mais conceituados da Europa em nível médico. No Brasil, o médico psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, a Profa. Dra. Dora Incontri (pedagoga) e o Eng. Hernani Guimarães de Andrade (falecido), todos de S. Paulo, deram e dão enormes contribuições para um Espiritismo muito sério, com rigor e voltados, também, para o meio acadêmico. Sem esquecer a vida do maior médium espírita psiccógrafo de todos os tempos, Francisco Cândido Xavier, com mais de 400 livros das mais variadas áreas e escritos por espíritos e estudado pela NASA.
Luis de Almeida explica à platéia inglesa, que nunca tinha ouvido falar de Espiritismo, que por vezes as pessoas mal-intencionadas e ligadas ao ocultismo, tarot, astrologia, adivinhações e outras crendices populares se intitulam de espíritas face à seriedade e respeitabilidade que os espíritas têm. Numa viajem histórica explica que Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Rússia, Suécia entre tantos países europeus tinham um grande número de adeptos, mas que a I e II Grandes Guerras abalaram fortemente o alicerce do Espiritismo europeu e o que restou, Portugal e Espanha, a ditadura de Salazar e Franco quase acabaram com o que sobrou, onde em Espanha, o General Franco mandou fuzilar espíritas…
Face ao interesse dos acadêmicos de Cambridge a conferência continuou até às 13h30 reiniciando-se depois às 14 horas onde o pesquisador português explicou como cientista a importância que o Espiritismo tem na sua vida e na sua profissão…narrou fatos pessoais em que muitos dos colegas intervinham para relatar fatos semelhantes… e explicou que na Inglaterra existe uma Federação Espírita que se chama British Union of Spiritist Societies embora dirigida por imigrantes brasileiros radicados em Inglaterra.
Devido ao enorme interesse o cientista português Luís de Almeida foi convidado por vários colegas de outras universidades inglesas para proferir mais conferências no meio acadêmico rigoroso inglês, mas por impossibilidade profissional só aceitou proferir na Universidade de Oxford, já que ia para lá também a trabalho…em que brindou a audiência com o tema «Por que sou cientista e espírita». O evento ocorreu na segunda-feira, 16 de Julho, às 15 horas e teve lugar no venerado «Departamento de Física da Universidade de Oxford», do Reino Unido, local de "culto" para a ciência oficial, sem qualquer divulgação tendo sido marcado de um dia para o outro, estiveram presentes cerca de 250 acadêmicos ingleses.
Ficou demonstrado que os europeus estão bem receptivos à Doutrina Espírita.


Cambridge



Centro de Pesquisa Francês

Oxford



Sorbonne

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Espiritismo na Universidade de Sorbonne

Luís de Almeida, cientista da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) proferiu, no passado dia 4, em Paris, uma conferência intitulada «Porque sou cientista e espírita?» e destinada a um público de cientistas, professores e alunos universitários.
Mais pormenores, aqui.

Quem é Divaldinho?

Divaldinho Mattos nasceu a 13 de Março de 1955 em Fernandópolis, Brasil, tendo abraçado a Doutrina Espírita em 1973.
De palavra fácil e fluente, tornou-se num muito apreciado Orador, quer no Brasil, quer no estrangeiro, nomeadamente na América Latina, em Portugal e por toda a Europa.
Em 1982 fundou o Grupo Espírita Maria de Nazaré na cidade de Votuporanga, Estado de São Paulo, com o propósito de divulgar o Espiritismo e desenvolver tarefas assistenciais visando o bem-estar das famílias carenciadas da comunidade (disponibilização de alimentação, atendimento ambulatório e odontológico, reforço escolar e pré-escolar, cursos para gestantes ecursos profissionalizantes para jovens). Este grupo Espírita cresceu e é hoje composto por diversos departamentos onde são atendidos, por média diária, 75 idosos, 294 famílias e 502 crianças.

Divaldinho Mattos no CEBV

Divaldinho Mattos estará de novo no CEBV para apresentar um seminário intitulado Como detectar a Obsessão. Domingo, dia 16 de Setembro, das 10,00h às 18,00h. As inscrições podem ser feitas no local no próprio dia do Seminário.

Eu já tive a oportunidade de o ouvir numa das suas visitas a Portimão e fiquei fã. Aqui ficam, desde já, as boas-vindasdo CEBV ao nosso irmão e amigo Divaldinho.

A vinda de Divaldinho ao CEBV integra a sua visita ao Algarve e ao Alentejo durante o mês de Setembro, para a realização de palestras e de seminários de divulgação da Doutrina Espírita. A programação dos trabalhos públicos é a seguinte:

Dia 12: 21H15 - Palestra – Centro Espírita Luz Eterna, Rua de Santana, Bloco D r/c , Olhão

Dia 13: 21h30 - Palestra - Núcleo Familiar Espírita Mentor Amigo, Charneca-Pechão

Dia 14: 21H30 - Palestra – Associação Espírita O Consolador, Rua da Abelheira, Edif. S. Jorge, Quarteira

Dia 15 : 16H00 - Palestra - Associação Espírita de Lagos, Rua Infante Sagres, 50 - 1º, Lagos

Dia 16: 10H00 – 18H00 - Seminário “Como Detectar a Obsessão” - Centro Espírita Boa Vontade, Rua Luís Antão, 31, 4º, Portimão

Dia 17: 21H30 - Palestra "Como Vivem os Espíritos” – Portimão (local a designar)

Dia 18: 21H30 - Palestra – Associação Cultural Espírita Helil , Urbanização Quinta do Alto, lote 58, loja B, Faro

Dia 19: 21H00 - Palestra – União da Cultura Espiritualista de Olhão, Rua Dra. Paula Nogueira nº 58, Olhão

Dia 22: 21H00 - Palestra “Lei de Causa e Efeito” - Biblioteca Municipal de Faro (espaço cedido graciosamente)

Dia 23: 10H00 –18H00 - Seminário “Espiritismo, Paradigma para a Evolução” - Núcleo Familiar Espírita do Mentor Amigo, Charneca-Pechão

Dia 24: 21H00 - Palestra “Morrer e Desencarnar” - Sines (local a designar)

Dia 27: 21H30 - Palestra - Núcleo Familiar Espírita do Mentor Amigo, Charneca-Pechão

O valor das inscrições ajudará a organização nas despesas inerentes ao ciclo de seminários.

Organização: Núcleo Familiar Espírita do Mentor Amigo, Charneca-Pechão. Casa do Sol, Caixa Postal 485 Z, Sítio da Queijeira 8700 - 181 OLHÃO; Tel. 289 705 034 / 96 505 37 43

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O que é o Espiritismo

Ainda sobre o que é o EspirItismo, espreite, aqui, a palestra proferida por Alberto Almeida, médico, homeopata e psicoterapeuta no nosso país irmão, o Brasil. Aproveite e navegue no blogue Palestras Espíritas que disponibiliza gratuitamente diversas palestras espíritas.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Poema

Deus

I

Largos anos passei, aí no mundo,
A pensar, meditando na existência
De Deus – o Ser de paz e de clemência,
Fonte de todo o amor puro e fecundo.

Eu fiz, na sua busca, estudo fundo
Através toda a humana consciência,
E dos ínvios caminhos da Ciência
Pela Terra, no Mar, no Céu profundo.

Bem desejava achá-lo, amá-lo e vê-lo,
E servi-lo, adorá-lo e conhecê-lo,
Em doce crença inalterável, viva.

Mas não o vi jamais, porque, mesquinho,
Enveredei aí por mau caminho:
- O trilho da ciência positiva.

II

Eu devia buscá-lo onde Ele mora:
Na suma perfeição da Natureza,
E no esplêndido encanto e na beleza,
Do Céu, do Mar, da Luz, da Fauna, e Flora.

Eu podia encontrá-lo em cada hora
Nessa vida: - no Amor, e na Pureza,
Na Paz e no Perdão, e na Tristeza,
E até na própria Dor depuradora.

Mas eu andava cego e nada via;
E a Vaidade escolheu para meu guia
A Ciência falaz, enganadora!

Se o guia fosse a Fé ou a Bondade,
Vê-lo-ia daí na Imensidade,
Como, em verdade, O vejo em tudo agora.
Antero de Quental, por Fernando de Lacerda
(Divulgado pelo Grupo de Trabalho Info-Espírita)

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Para guardar no coração



Se você encontra uma pessoa difícil em sua intimidade, essa é a criatura exacta que as leis da encarnação lhe trazem ao trabalho de burilamento próprio.
Abençoemos se quisermos ser abençoados.
André Luiz por Chico Xavier



Contributo do Beni

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Não perca!

O médium brasileiro que colaborou na elaboração do livro Mensagens de Inês de Castro, Geraldo Lemos Neto, estará amanhã, dia 3 de Agosto, pelas 21 horas, na Associação Espírita de Lagos.
Nesta sua primeira vinda a Portugal, visitou, no passado dia 1, o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec em Coimbra, onde apresentou o seu livro e proferiu uma palestra.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Vencerás

Não desanimes.
Persiste mais um tanto.
Não cultives pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente.
Edifica sempre.
Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.
Não te impressione a dificuldade. Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia-a-dia.
Não desistas da paciência.
Não creias em realização sem esforço.
Silêncio para a injúria.
Olvido para o mal.
Perdão às ofensas.
Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.
Não menosprezes o dever que a consciência te impõe. Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.
Não contes vantagens, nem fracassos.
Estuda buscando aprender.
Não te voltes contra ninguém.
Não dramatizes provocações ou problemas.
Conserva o hábito da oração para que se te faça luz na vida íntima.
Resguarda-te em Deus, persevera no trabalho que Deus te confiou.
Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.
Age auxiliando. Serve sem apego.
E assim vencerás.

Emmanuel
(Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier)
Oferta do Centro de Cultura Espírita das Caldas da Rainha

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Para Vencer

* Evita as preocupações desnecessárias, reconhecendo que certos acontecimentos da vida, qual ocorre com o dia e a noite, surgirão sem qualquer interferência nossa.
* A cordialidade para com todos será a base na sustentação da própria harmonia, porquanto a cordialidade dos outros é ingrediente muito importante na aquisição da paz que procuras.
* Cultiva a bondade e o pensamento recto; no entanto, porque já possas fazer isso, não menosprezes aqules que se te afigurem errados, de vez que, provavelmente, em futuro próximo, terão galgado um degrau de elevação que despenderás talvez muito tempo para alcançar.
*I lumina-te com a verdade, distribuindo-a em veículos de amor; entretanto, não lhe uses o clarão para destacar as chagas alheias, porque o Poder Supremo que te auxiliou caridosamente a obter mais luz, saberá dissipar as sombras nas quais, porventura, ainda se envolvam muitos dos nossos irmãos.
* Desculpa sempre, sejam as ofensas como forem, reflectindo nas faltas e débitos em que temos sido infinitamente perdoados.
* Corrige amando, onde anotes a presença do erro, aproveitando o exemplo do cirurgião que não corta além da necessidade de preservar a vida.
* Valoriza o teu lugar de trabalho, por mais ínfimo que pareça, nele rendendo o máximo de bem ao teu alcance, entendendo que o mar não substitui a fonte, e a fonte, que não pára no próprio curso, chegará, inevitavelmente, à imensidade do mar.
* Auxilia, educando os que te reclamem amparo, de modo que a suposta auto-suficiência não te esfrie o coração e de maneira que a tua generosidade em descontrole possível não cronifique a servidão e a dependência.
* Ama com todas as forças do sentimento; contudo, não exijas a retribuição dos entes queridos, uma vez que amar igualmente significa compreender, e muitos daqueles que amamos devem carinho e abnegação a outros seres, a fim de se realizar na plenitude do amor que aspiramos a alcançar, em auxílio a nós mesmos.
* Não permitas que desilusões e provas te impeçam de trabalhar, porquanto a Divina Providência, em qualquer ocorrência difícil, nunca te faltará com os recursos precisos, em matéria de amor e de apoio material, para que não te omitas nos encargos que te competem. E, ainda mesmo quando te acredites sob protecção imbatível, no que se refira a disponibilidade terrestre, trabalha sempre, porque ninguém vence os caminhos de acesso à felicidade quando não se dedica a servir e mais servir.
Emmanuel
Mensagem psicografada por Chico Xavier em Caminhos de Volta

domingo, 29 de julho de 2007

Conheça o Espiritismo

Quem são os espíritas?
Os espíritas são pessoas normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, que nos seus tempos livres se dedicam ao estudo e prática do Espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do Bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.
O que é o Espiritismo?
O Espiritismo define-se como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo. A Doutrina Espírita (ou Espiritismo) não é mais uma religião, nem mais uma seita. É uma ciência filosófica de consequências morais. Ensina-nos a entender a dinâmica da vida, a entendermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos no concerto eterno da vida. Nesse sentido, o Espiritismo ajuda o ser humano a melhorar-se e a crescer espiritualmente. O Espiritismo é ciência, filosofia e moral.
Ciência, porque investiga (utilizando o método experimental, indutivo e dedutivo) os factos espíritas, os chamados fenómenos mediúnicos ou contactos com mundo espiritual, que são factos naturais, normais;
Filosofia, porque dá uma interpretação da vida, respondendo às naturais questões "quem sou eu?", "de onde venho?", "o que faço na Terra?", "para onde irei depois da morte?", explicando os factos espíritas e extraindo daí toda uma filosofia de vida;
Moral, porque objectiva a transformação moral do ser humano, explicando que este somente será feliz quando colocar em prática as noções ético-morais que Jesus deixou na Terra, espalhando a fraternidade entre os homens e melhorando assim o tecido social do planeta, dinamizando a tolerância, o perdão, a compreensão, pacificando assim o homem e consequentemente a sociedade.
Princípios básicos do Espiritismo
Existência de Deus - Deus é o criador do universo, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, omnipotente, soberanamente justo e bom.
Imortalidade da alma - O Espiritismo demonstra experimentalmente que somos imortais, que o espírito é eterno, que apenas o nosso corpo de carne morre, pesquisando esses factos com pessoas que têm a capacidade de captar o mundo dos espíritos (médiuns ou pessoas dotadas de paranormalidade ou percepção extra-sensorial).
Comunicabilidade dos Espíritos - Através da mediunidade (capacidade que algumas pessoas têm para captar o mundo espiritual ou extra-físico) prova-se que é possível comunicar com aqueles a quem chamamos de "mortos", mas que estão ão vivos como nós. Eles vêm do mundo espiritual dar provas inequívocas da sua imortalidade, com dados concretos que mais ninguém poderia saber, comunicando das suas alegrias ou tristezas, de acordo com os seus estados de alma, dando-nos ensinamentos para que não repitamos os mesmo erros, tendo assim o ensejo de sermos felizes.
A reencarnação - O Espiritismo diz-nos que já vivemos muitas vidas antes desta e que viveremos muitas mais. Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes e todos chegarão um dia ao estado de Espírito Puro. Esse trajecto será mais ou menos demorado, de acordo com o livre arbítrio de cada um, dependendo do seu esforço próprio. Somos nesta vida o somatório das vidas anteriores e a próxima vida dependerá também do que realizarmos nesta existência. Existe uma lei de causa e efeito. Nada acontece por acaso, existindo no nosso passado de vidas anteriores, causas para muitos dos problemas que temos hoje em dia. Seremos mais felizes ou infelizes na vida futura, de acordo com o que realizarmos nesta existência. A semesadura é livre mas a colheita é obrigatória, como já nos advertira Jesus.
Pluralidade dos mundos habitados - O Espiritismo diz-nos que todos os planetas são, de um modo geral, habitados por espíritos em diferentes estados evolutivos, ora em corpos adequados a esses planetas, ora no mundo espiritual correspondente a esse planeta. Assim, as condições existenciais nesses planetas poderão, caso exista vida organizada como na Terra, ser iguais, inferiores ou superiores às da Terra.
Como conhecer o Espiritismo?
Lendo os livros de Allan Kardec que poderá encontrar nas liovrarias ou nos centos espíritas:
O Livro dos Espíritos tem 1019 perguntas organizadas por Kardec com as respectivas respostas dadas pelso espíritos, algumas enriquecidas pelos comentários de Kardec. Contém os princípios filosóficos do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e as suas relações com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da humanidade.
O Livro dos Médiuns contém a parte experimental do Espiritismo, explicando a mediunidade, como lidar com ela, os meios de comunicação e relacionamento com o mundo espiritual, bem como usar a mediunidade em segurança.
O Evangelho segundo o Espiritismo é o livro dedicado à parte ético-moral da Doutrina Espírita, explicando os ensinamentos de Jesus à luz do Espiritismo e a sua aplicação a diversas áreas da nossa vida, numa linguagem acessível e actual.
O Céu e o Inferno faz um estudo comparativo entre as várias doutrinas, sobre a vida para além da morte do corpo de carne, mostrando os mecanismos através dos quais a justiça e equidade divinas se manifestam no nosso dia-a-dia.
A Génese descreve-nos a criação da vida no universo, a formação da Terra, dos seres vivos e explica as leis dos fluidos e as leis que regem o mundo dos espíritos.
O que não é o Espiritismo?
O Espiritismo não se compadece com negócios, comércio, aceitação de dinheiro em troca de auxílio. Os espíritas não colocam anúncios nos jornais publicitando os seus dotes, prometendo curas e resolução de problemas. Quem assim procede não é espírita. Até poderão ser médiuns mas não são médiuns espíritas. Os médiuns espíritas não cobram nada, auxiliam com completo desinteresse, objectivando apenas o auxílio fraterno ao próximo, trabalhando sempre em grupo nos centros espíritas e nunca sozinhos.
O Espiritismo não tem sacerdotes, chefes, hierarquias, rituais, cerimónias, sacramentos, cultos, imagens, santos, velas, defumadouros, vestes especiais, nem tem nada a ver com a superstição, crendice, curandeirismo, magia, bruxaria, adivinhação.
O Espiritismo é cultura.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Bem-Vind@s!

Bem-Vindos e Bem-Vindas ao blogue do Centro Espírita Boa Vontade de Portimão!
Com a criação deste espaço visamos a divulgação da doutrina que desperta consciências e consola corações, assim como a actualização de informações sobre as actividades que desenvolvemos na nossa casa e sobre outros eventos gerais.
Um blogue permite a interacção, ainda que diferida, entre os autores e os leitores. É, aliás, a saudável partilha de opiniões que nos permite aprender, reflectir e, assim, crescer. Convidamos-vos, pois, a comentar o que por aqui formos postando e a colaborar com a inserção de informações através do nosso e-mail; ceboavontade@gmail.com
Convidamo-vos também a uma visita à nossa casa. As nossas portas estão sempre abertas.