domingo, 29 de julho de 2007

Conheça o Espiritismo

Quem são os espíritas?
Os espíritas são pessoas normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, que nos seus tempos livres se dedicam ao estudo e prática do Espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do Bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.
O que é o Espiritismo?
O Espiritismo define-se como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo. A Doutrina Espírita (ou Espiritismo) não é mais uma religião, nem mais uma seita. É uma ciência filosófica de consequências morais. Ensina-nos a entender a dinâmica da vida, a entendermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos no concerto eterno da vida. Nesse sentido, o Espiritismo ajuda o ser humano a melhorar-se e a crescer espiritualmente. O Espiritismo é ciência, filosofia e moral.
Ciência, porque investiga (utilizando o método experimental, indutivo e dedutivo) os factos espíritas, os chamados fenómenos mediúnicos ou contactos com mundo espiritual, que são factos naturais, normais;
Filosofia, porque dá uma interpretação da vida, respondendo às naturais questões "quem sou eu?", "de onde venho?", "o que faço na Terra?", "para onde irei depois da morte?", explicando os factos espíritas e extraindo daí toda uma filosofia de vida;
Moral, porque objectiva a transformação moral do ser humano, explicando que este somente será feliz quando colocar em prática as noções ético-morais que Jesus deixou na Terra, espalhando a fraternidade entre os homens e melhorando assim o tecido social do planeta, dinamizando a tolerância, o perdão, a compreensão, pacificando assim o homem e consequentemente a sociedade.
Princípios básicos do Espiritismo
Existência de Deus - Deus é o criador do universo, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, omnipotente, soberanamente justo e bom.
Imortalidade da alma - O Espiritismo demonstra experimentalmente que somos imortais, que o espírito é eterno, que apenas o nosso corpo de carne morre, pesquisando esses factos com pessoas que têm a capacidade de captar o mundo dos espíritos (médiuns ou pessoas dotadas de paranormalidade ou percepção extra-sensorial).
Comunicabilidade dos Espíritos - Através da mediunidade (capacidade que algumas pessoas têm para captar o mundo espiritual ou extra-físico) prova-se que é possível comunicar com aqueles a quem chamamos de "mortos", mas que estão ão vivos como nós. Eles vêm do mundo espiritual dar provas inequívocas da sua imortalidade, com dados concretos que mais ninguém poderia saber, comunicando das suas alegrias ou tristezas, de acordo com os seus estados de alma, dando-nos ensinamentos para que não repitamos os mesmo erros, tendo assim o ensejo de sermos felizes.
A reencarnação - O Espiritismo diz-nos que já vivemos muitas vidas antes desta e que viveremos muitas mais. Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes e todos chegarão um dia ao estado de Espírito Puro. Esse trajecto será mais ou menos demorado, de acordo com o livre arbítrio de cada um, dependendo do seu esforço próprio. Somos nesta vida o somatório das vidas anteriores e a próxima vida dependerá também do que realizarmos nesta existência. Existe uma lei de causa e efeito. Nada acontece por acaso, existindo no nosso passado de vidas anteriores, causas para muitos dos problemas que temos hoje em dia. Seremos mais felizes ou infelizes na vida futura, de acordo com o que realizarmos nesta existência. A semesadura é livre mas a colheita é obrigatória, como já nos advertira Jesus.
Pluralidade dos mundos habitados - O Espiritismo diz-nos que todos os planetas são, de um modo geral, habitados por espíritos em diferentes estados evolutivos, ora em corpos adequados a esses planetas, ora no mundo espiritual correspondente a esse planeta. Assim, as condições existenciais nesses planetas poderão, caso exista vida organizada como na Terra, ser iguais, inferiores ou superiores às da Terra.
Como conhecer o Espiritismo?
Lendo os livros de Allan Kardec que poderá encontrar nas liovrarias ou nos centos espíritas:
O Livro dos Espíritos tem 1019 perguntas organizadas por Kardec com as respectivas respostas dadas pelso espíritos, algumas enriquecidas pelos comentários de Kardec. Contém os princípios filosóficos do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e as suas relações com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da humanidade.
O Livro dos Médiuns contém a parte experimental do Espiritismo, explicando a mediunidade, como lidar com ela, os meios de comunicação e relacionamento com o mundo espiritual, bem como usar a mediunidade em segurança.
O Evangelho segundo o Espiritismo é o livro dedicado à parte ético-moral da Doutrina Espírita, explicando os ensinamentos de Jesus à luz do Espiritismo e a sua aplicação a diversas áreas da nossa vida, numa linguagem acessível e actual.
O Céu e o Inferno faz um estudo comparativo entre as várias doutrinas, sobre a vida para além da morte do corpo de carne, mostrando os mecanismos através dos quais a justiça e equidade divinas se manifestam no nosso dia-a-dia.
A Génese descreve-nos a criação da vida no universo, a formação da Terra, dos seres vivos e explica as leis dos fluidos e as leis que regem o mundo dos espíritos.
O que não é o Espiritismo?
O Espiritismo não se compadece com negócios, comércio, aceitação de dinheiro em troca de auxílio. Os espíritas não colocam anúncios nos jornais publicitando os seus dotes, prometendo curas e resolução de problemas. Quem assim procede não é espírita. Até poderão ser médiuns mas não são médiuns espíritas. Os médiuns espíritas não cobram nada, auxiliam com completo desinteresse, objectivando apenas o auxílio fraterno ao próximo, trabalhando sempre em grupo nos centros espíritas e nunca sozinhos.
O Espiritismo não tem sacerdotes, chefes, hierarquias, rituais, cerimónias, sacramentos, cultos, imagens, santos, velas, defumadouros, vestes especiais, nem tem nada a ver com a superstição, crendice, curandeirismo, magia, bruxaria, adivinhação.
O Espiritismo é cultura.

Sem comentários: